Nora Ney (Iracema de Sousa Ferreira) estreou em 1951, no programa "Fantasia Musical", da Rádio Tupi, época em que adotou o nome artístico. Com inconfundível voz de contralto e pronúncia carregada, criou seu próprio estilo, diferente do que estava então em voga. Inicialmente, Nora Ney cantava repertório estrangeiro, com o pseudônimo Nora May. Mais adiante, seria a primeira a gravar no Brasil o marco inaugural do gênero americano, "Rock Around The Clock", sucesso de Bill Halley, em 1956.
Nora Ney foi crooner do Copacabana Palace e trabalhou na Rádio Nacional, ao lado de Dóris Monteiro e Jorge Goulart, com quem se casou mais tarde. O primeiro disco, de 1952, emplacou dois sucessos: "Menino Grande", de Antônio Maria, e "Ninguém Me Ama", de Antonio Maria e Fernando Lobo. Foi uma das intérpretes mais assíduas das músicas de Antônio Maria. Gravou "De Cigarro Em Cigarro", de Luiz Bonfá, em 1952, colaborando para projetar o autor nacionalmente. Em 1964, por causa do regime militar, saiu do Brasil com Jorge Goulart, só voltando oito anos depois, quando gravou o LP "Tire O Seu Sorriso Do Caminho".
A cantora foi uma das pioneiras a se apresentar em turnês por países socialistas, como a Rodésia (Zimbabwe), Chipre, China e União Soviética. Intérprete consagrada, Nora Ney gravou sambas de Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito, Ataulfo Alves, Lupicínio Rodrigues, Dorival Caymmi. Nos anos 80 e 90, fez espetáculos com o conjunto As Eternas Cantoras do Rádio. Também apresentou-se em shows em homenagem a Antônio Maria.
Entre seus maiores sucessos, além dos já citados, estão "Aves Daninhas" (Lupicínio Rodrigues), "Bar Da Noite" (Haroldo Barbosa/ Bidu Reis), "Vai, Mas Vai Mesmo" (Ataulfo Alves) e "Preconceito" (Antônio Maria/ Fernando Lobo).
(Fonte: JB Online - revisada.)
Faixas:
01 Ninguém Me Ama
02 De Cigarro Em Cigarro
03 Castigo
04 Vai, Mas Vai Mesmo
05 Conselho
06 Pra Falar Com Meus Botões
07 Felicidade
08 Bar Da Noite
09 Menino Grande
10 Preconceito
11 Teleco-Teco Nº 2
12 Solidão
13 O Que
14 Regra Três
linque
Nenhum comentário:
Postar um comentário