Francis Dalva iniciou a carreira cantando na noite. Voltada para o forró e para a lambada, foi contratada pela gravadora EMI, pela qual gravou seus primeiros discos. A cantora fez parte do movimento brega-pop do Pará, juntamente com Alípio Martins, Juca Medalha, Luiz Guilherme, Teddy Max, Mauro Cotta, Míriam Cunha e Carlos Santos.
Em 1982, Francis Dalva gravou com sucesso as músicas "Ovelha Desgarrada", "Beija-Flor (Vale de Ilusões)", "Só Marajó", "Galope", "Ritmo Quente" e "Fogo Ardente". Dois anos depois, fez sucesso com "O Teu Inferno" e "Rato, Gato e Sapato", "Ciranda na Lua", "De Volta À Minha Terra" e "Xamego, Xamegando". Em 1985, sua composição "Ovelha Desgarrada" foi gravada pela cantora Fafá de Belém, em seu disco "Aprendizes da Esperança". No mesmo ano, continuou fazendo sucesso, em especial no norte e no nordeste do país, com sua mistura de lambada e forró. Algumas de suas composições de grande aceitação em 1985 foram "Vamos Cirandar", "Flor do Desejo", "Vem Me Fazer Sorrir", "Lenda da Mãe D'água" e "Envolvente". Em 1986, fez sucesso com as músicas "O Pecado da Maçã", "Vai e Vem", "Louca Paixão" e "Relampejo". Em suas composições, a cantora e compositora explorava o duplo sentido nas letras e os ritmos dançantes do forró, do carimbó e da lambada.
A partir do começo da década de 1990, a carreira de Francis Dalva carreira entrou em decadência. No ano de 2000, a EMI lançou a coletânea "Francis Dalva", da série "Raízes Nordestinas", com vinte gravações originais de seus maiores sucessos, incluindo "Ovelha Desgarrada".
(Fonte: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira - adaptada e revisada.)
Faixas:
01 Ovelha Desgarrada
02 Beija-Fror (Vale De Ilusôes)
03 Só Marajó
04 Galope
05 O Teu Inferno
06 De Vota À Minha Terra
07 Rato, Gato E Sapato
08 Ciranda Na Lua
09 Vamos Cirandar
10 Flor De Desejo
11 Vem Me Fazer Sorrir
12 Lenda Da Mãe D'Água
13 O Pecado Da Maçã
14 Vai E Vem
15 Ritmo Quente
16 Louca Paixão
17 Fogo Ardente
18 Relampejo
19 Envolvente
20 Xamego, Xamegando
Nenhum comentário:
Postar um comentário