Rosemeire Gonçalves - a Rosemary - nasceu no Rio de Janeiro (RJ) (em 7 de dezembro de 1947). Quando criança, já gostava de cantar, tendo se apresentado no programa "Clube do Guri", com apenas oito anos de idade. Atuou como cantora amadora, até seus catorze anos, em 1959, quando adotou o nome artístico de Rosemary. Começou a carreira profissional em 1961, lançando um 78 rpm pela gravadora Chantecler, no qual interpretara o bolero "Fala Coração", de Jorge Duarte e Norival Reis, e o samba "Também Sou Mulher", de Neuza Teixeira e Jader. Em 1962, lançou pela Continental os twists "Eu Sei", de Barbara Jorge, e "Reprovada", de Castro Perret e Leonel Cruz.
Com o surgimento da Jovem Guarda, ficou conhecida pelo grande público, ganhando o apelido de "Fada do Iê-Iê-Iê", devido à sua beleza loira. Em 1963, gravou na RCA Victor "Que Me Importa O Mundo?", versão de um sucesso da italiana Rita Pavoni. Em 1964, gravou seu primeiro LP, intitulado "Igual a Ti Não Há Ninguém" (RCA). Em 1965, gravou "Eu Que Não Vivo Sem Ti", versão de "Io Che Non Vivo Senza Te", sucesso do italiano Sérgio Endrigo. Em 1967, gravou o segundo LP, "Rosemary". Com o fim da Jovem Guarda, passou a cantar outros gêneros, tendo até mesmo lançado um compacto duplo em homenagem a Carmen Miranda e Chiquinha Gonzaga, no qual interpretou as canções "Abre Alas", "Lua Branca", "Corta-jaca", "Camisa Listrada" e "Taí", mas seu repertório se tornou essencialmente romântico-popular. Nesse período, chegou também a atuar como atriz, na peça “Promessas, Promessas”, ao lado de Jardel Filho, em cartaz no Teatro Ginástico (Rio de Janeiro - RJ). Em 1974, gravou novo disco, "Rosemary". Até meados da década de 70, atuou em temporadas no Rio de Janeiro (RJ), em boates como Sucata (no show "Nossa Escola de Samba") e Night And Day, ao lado de Pery Ribeiro.
A partir de 1976, sua carreira nos palcos tomou impulso por conta de seus shows dirigidos por Abelardo Figueiredo, como "Rose, Rose, Rosemary", no Beco, em São Paulo (SP), ficando oito meses em cartaz, inclusive, excursionando pelo exterior. Nesse mesmo ano, gravou o disco "Rose, Rose, Rosemary". Em 79, voltou ao Beco, com o show "Meu Brasil Brasileiro", levado posteriormente a Paris, Londres, Lisboa, Bonn e Estados Unidos. Foi nos EUA que, no ano seguinte, 1980, apresentou-se para o ex-presidente Jimmy Carter, nas dependências da Casa Branca, cantando "Manhã de Carnaval", "Feelings" e "Aquarela do Brasil". Em 1982, voltou a ter uma música nas paradas: a balada pop "Jóia" (“Sou Uma Mulher / Preciso Ser Amada”), de Roberto e Erasmo Carlos, gravada em compacto.
Na década de 80, realizou shows como Rosemary Paixão e Rosemary Mulher, e trabalhou em novelas, como Ti-ti-ti e Cambalacho, na TV Globo. Em 1989, lançou o disco "Na Trilha dos Amores", gravado em plena temporada da cantora no Palladium, em São Paulo (SP). Em 1992, lançou o disco "Verdadeiro Amor", no qual a cantora gravou um dueto com Amado Batista. Em 1993, lançou o disco "Rosemary"e, em 1996, o CD "Espelho". No carnaval de 2000, Rosemary comemorou vinte anos de desfiles na escola de samba Mangueira, da qual é uma de suas estrelas, ao lado de Alcione e Beth Carvalho. No mesmo período, viajou para apresentações no Japão e na China. Em 2006, gravou o CD "Mulheres de Mangueira", em que canta clássicos de compositores da sua escola de samba e conta com as participações especiais de Alcione, Beth Carvalho, Chico Buarque e Zeca Pagodinho.
(Fonte: Cantoras do Brasil - revisada.)
01 Mulher De Caminhoeiro
02 Não Sai De Mim
03 Maratona Coração
04 A Melhor Mentira
05 Dona De Mim
06 Poema
07 Separação (Part. de Amado Batista)
08 Falando Às Paredes
09 Coração Dividido
10 Monotonia
11 Carrossel
12 Horas Perdidas (Three Coins In The Fountain)
Nenhum comentário:
Postar um comentário