O cantor Paulo de Paula nasceu em Mantenas (MG), em 1949. Rapaz modesto e simples, passou sua infância em Assis Chateaubriand, no Paraná. Começou a escalada para se colocar ao lado de Agnaldo Timóteo, Nelson Ned e até Waldick Soriano, numa faixa muito específica de consumo. Uma música popular de imagens dramáticas, lacrimogêneas, ao gosto das pessoas mais simples.
Nascido Agenor Barbosa de Almeida, Paulo de Paula teve várias profissões antes de seguir a carreira de cantor. Foi vendedor em uma loja de discos em sua cidade natal e pintor, dentre outras atividades. Em sua cidade, apresentava o festival das Casas Santo Antonio, vestido de papai Noel.
Depois de tentar o gênero sertanejo, tendo inclusive gravado um disco em homenagem a Tonico & Tinoco (CBS, 1976), foi visto pelos técnicos de marketing da gravadora paulista RGE, como um cantor capaz de preencher uma faixa específica do mercado. O resultado é que o seu primeiro compacto, com a música "Quarto De Mansão" e "Moisés, Um Santo De Areia", vendeu nada menos que 160 mil cópias, chegando ao terceiro lugar da parada nacional de sucessos, um termômetro da música comercial brasileira. Seus maiores sucessos foram "Cama Solitária" e "Quarto De Mansão". Seu primeiro LP recebeu o título de "Realidade".
Atualmente, Paulo de Paula vive na cidade de Curitiba (PR) e trabalha em uma emissora de rádio, na qual é programador musical. Vem travado uma grande luta contra um mal na voz que o impede de cantar. Seus últimos trabalhos foram lançados pela gravadora USA Discos, de Porto Alegre (RS), e, recentemente, a gravadora Som Livre lançou um CD com os seus grandes sucessos, a venda nas lojas do ramo.
(Fonte: Por Onde Canta - revisada.)
Faixas:
01 A Primeira Vez
02 A Moça Da Piscina
03 Cama Solitária
04 À Procura De Paz
05 Nosso Amor Ainda Existe
06 Acredite Mais Em Mim
07 Não Maltrate Meu Coração
08 Não Somos Culpados
09 Futura Separação
10 Nossa Canção
11 Quarto De Mansão
12 O Homem Das Rosas
13 Realidade
14 Triste Aniversário
15 Revista Proibida (Bônus)
Um comentário:
Impossível agradecer pelos momentos que esse blog me proporciona. Não há como mensurar esses momentos maravilhosos que passo aqui, mas mesmo assim, muito obrigado.
Postar um comentário