Ator, apresentador de TV, humorista, cantor e compositor, Moacyr Franco começou sua carreira atuando nos palcos. Após gravar a marchinha “Me Dá um Dinheiro Aí” (grande sucesso do carnaval de 1960), inspirada no personagem “mendigo” do programa humorístico "A Praça da Alegria" (TV Record), começou a gravar discos regularmente, alternando canções humorísticas e românticas. Também atuou nos programas "O Riso É o Limite" e "Rio, Te Adoro".
No começo dos anos 60, faria grande sucesso com versões de canções internacionais, como “Suave É a Noite (Tender is the Night)” ou canções derramadas nacionais, como o bolero “Ninguém Chora Por Mim” (Evaldo Gouveia e Jair Amorim). Também foi o responsável pelo primeiro sucesso de Astor Piazzolla no Brasil, sua versão de "Balada para um Louco". Aos poucos, Moacyr também gravou canções sertanejas e de temas religiosos. Em 1996, gravou – recitando – todo o Novo Testamento, numa coleção de dezoito fitas cassete.
Como animador de auditórios, apresentou muitos programas de sucesso, como "Show Doçura" (TV Rio) e "Moacyr TV" (TV Globo), que pretendia revelar novos talentos. Depois de ser operado de um aneurisma cerebral, voltou à TV, atuando na Tupi, na Bandeirantes e no SBT. Em 1982, elegeu-se deputado federal pelo PTB, cumprindo mandato de quatro anos.
Entre fins dos anos 80 e começo dos 90, ficou longe das telas, atuando mais como cantor (principalmente em shows) e compositor. Nessa época, escreveu canções sertanejas para Chitãozinho & Xororó, João Mineiro & Marciano e Nalva Aguiar. No final dos anos 90, voltou à TV, com sucesso, atuando no SBT, em programas como "Concurso de Paródias" e "Pequenos Brilhantes".
(Fonte: Cliquemusic - revisada.)
Faixas:
01 Suave É A Noite (Tender Is The Night)
02 Quando Ela Se Foi
03 Canção Do Fim (Make Haste My Love)
04 Rosa Andorinha
05 Nosso Amor (Our Language Of Love)
06 Ninguém Chora Por Mim
07 Meu Querido Lindo
08 Leilão
09 Toureiro Suburbano
10 Piada
11 Leão Da Metro
12 É A Tua Vez De Sorrir
13 Doce Amargura (Ti Guardero Nel Cuore)
14 Canção De Quem Segue Sozinho
15 Riram Tanto
16 Caminho De Ir E Voltar (You Pass Way Only Once)
17 A Mesma Ilusão
18 É Tarde (Trop Tard)
19 O Gato Da Madame
20 Eterno Vagabundo
21 Kata Aí
22 O Professor
23 Uma Reza
24 Que Será De Ti? (Que Será De Ti?)
Um comentário:
Parabens pelos quase 10 anos de historia viva da musica popular brasileira e de verdadeiras reliquias. Alguns links estao off. Abraços e não deixem a historia acabar!
Abracos!
Roberto
Postar um comentário