Édel Reis, nome artístico de Severino Sotero de Santana, um dos mais respeitados compositores do universo brega nordestino, nasceu em Pernambuco, na cidade de Glória do Goitá, mas, como ele próprio se classifica, é um legítimo "pernampiauiense" - mistura de pernambucano com piauiense. Há mais de vinte anos o cantor foi para Teresina (PI) lançar a clássica "Bota Esse Corno Pra Dormir", e de lá não saiu mais.
De origem humilde, Édel Reis foi lavador de carros, motorista de praça e, aos vinte anos de idade, foi para São Paulo (SP), como motorista de ônibus. Lá, recebeu um convite da gravadora RM Discos, de propriedade do piauiense Raimundo Nonato, para o lançamento de seu primeiro LP, "A Multidão E Eu", ainda nos anos oitenta. Dos discos de maior sucesso de Édel Reis, destacam-se os da série "No Coração Do Povão", que rendeu até o volume 6, com boas repercussões em todo o país.
Édel Reis é dos primeiros cantores populares a adotar e ostentar o brega como gênero musical. Também foi um dos primeiros a perceber que o brega não era apenas música de gente humilde, mas que inclusive povoava os ambientes das altas classes brasileiras. Inteligentemente, apostou no chamado "brega-chique", o que lhe rende boas audiências pelo Brasil afora.
Dentre os maiores sucessos de Édel Reis estão "Bota Esse Corno Pra Dormir", "Vou Morar No Brega", "Vida De Corno", "Corno Despeitado", "Melô Da Pizza", "História De Vida" e "Ser Brega Agora É Chique".
Faixas:
01 Vinheta (Midas Produções)
02 Ser Brega Agora É Chique
03 Quer Ser Feliz?
04 Homem Cachorrão
05 Tá Com Raiva De Mim?
06 A Viagem
07 Eu Sofro, Eu Choro
08 A Matriz
09 O Amor Da Minha Vida
10 É Assim Que Eu Te Quero
11 Duas Mulheres
12 Fio Terra
13 Nunca Vou Te Esquecer
14 Deus Me Livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário