Roberto Leal, nome artístico de António Joaquim Fernandes, nascido no Vale da Porca, em 27 de novembro de 1951, é um ator e cantor português radicado no Brasil. Devido a seu sucesso alcançado na década de 1970, apresenta-se como um embaixador da cultura portuguesa no Brasil. Roberto Leal já vendeu mais de dezessete milhões de discos e ganhou cerca de trinta discos de ouro e cinco de platina. Emigrou para o Brasil aos onze anos de idade, em 1962, juntamente com os pais e nove irmãos, em cinco viagens. Em São Paulo (SP), após trabalhar como sapateiro e vendedor de doces, iniciou a carreira de cantor de fados e músicas românticas.
Em 1971 o cantor obtém o seu primeiro grande sucesso com "Arrebita", conhecida pelo seu refrão "Ai, cachopa, se tu queres ser bonita, arrebita, arrebita, arrebita", após aparição no Programa do Chacrinha. Logo após, começou a ganhar grande popularidade apresentando-se em diversos programas de auditório no Brasil. Em 1978, participou do filme "Milagre: O Poder da Fé", que contou com participação especial de alguns nomes importantes, como o apresentador Chacrinha, Elke Maravilha e a atriz Lolita Rodrigues. Lançado em 1979, o filme aborda a história de sua vida. Dirigido por Hércules Breseghelo, teve partes filmadas na cidade natal do cantor.
Além do repertório romântico-popular, em seus discos costuma trabalhar a mistura de ritmos lusitanos aos brasileiros, além de gravar em estilos tipicamente brasileiros como o forró. Quase todo seu repertório é composto de faixas de sua autoria e em parceria com a esposa Márcia Lúcia, com quem é casado e tem três filhos brasileiros. A canção "Arrebita" serviu de inspiração para a música "Vira-Vira", sucesso da banda Mamonas Assassinas, na década de 1990.
No ano de 2007, Roberto Leal lançou o CD "Canto da Terra" e, em 2009, "Raiç/Raízes". Nesses discos, gravou músicas em mirandês, para divulgar a segunda língua oficial de Portugal. Estes discos lhe conferiram prêmios e condecorações da crítica de música portuguesa, pelo estudo aprofundado de instrumentos musicais muito usados na música mirandesa, como a gaitas de fole.
(...) Roberto Leal vive entre o Brasil e Portugal, além de se apresentar em países da América do Sul e Europa, divulgando a cultura portuguesa. Até hoje, são lançadas coletâneas de seus principais sucessos, além dos novos trabalhos, que, além do Brasil, também são vendidos em Portugal.
(Fonte: Wikipedia - revisada e adaptada.)
Faixas:
01 Carimbó Português
02 O Malhão
03 Que Bela A Vida
04 Menina Faceira
05 A Dança Do Siriá / Siriá / Pescador / Maçariquinho / Siriá / Bate O Pé No Chão / Pescador
06 Bate O Pé
07 Arrebita
08 Verde Gaio
09 Moreninha Linda
10 Como É Linda A Minha Aldeia (Part. Esp. Dalvan)
11 Uma Casa Portuguesa
12 Na Casa Da Mariquinha
13 Dá Cá Um Beijo
14 Um Velho Me Disse
15 O Milagre De Santo Ambrósio
16 As Pernas Da Carolina
17 A Dança Do Tiro Liro
18 Minha Ilha (Casatschok)
19 Baile Dos Passarinhos
20 A Banda Chegou
Nenhum comentário:
Postar um comentário