Nascido no bairro paulistano do Belenzinho, em 10 de março de 1945, Wanderley Cardoso começou a carreira de intérprete aos treze anos. (...) Depois de cinco anos dedicados ao estudos, o cantor investiu com força no showbiz. Seu primeiro sucesso, gravado em 1965, chamava-se "Preste Atenção". Rapidamente, tornou-se um dos ídolos da Jovem Guarda, ganhando o apelido de "O Bom Rapaz", título de seu grande sucesso gravado em 1967, que vendeu mais de cinco milhões de cópias.
Wanderley Cardoso foi apresentador de rádio e televisão e participou como um dos Trapalhões no programa "Os Adoráveis Trapalhões", na extinta TV Excelsior, ao lado de Renato Aragão, Ted Boy Marino e Ivon Curi. O cantor aparece em um número musical no filme de 1966 de Renato Aragão, Na Onda do Iê-iê-iê, no qual também pode ser visto Wilton Franco, que criou o famoso programa humorístico para a TV Excelsior.
Depois da Jovem Guarda e d"Os Adoráveis Trapalhões", o cantor foi contratado por Silvio Santos, em 1970, juntamente com Paulo Sérgio e Antônio Marcos, para apresentar-se semanalmente no quadro "Os galãs cantam e dançam na TV", que trazia, além dos três contratados fixos, vários cantores convidados. Nesta fase, o cantor manteve o romantismo em seus shows e discos.
No início dos anos 70, Wanderley Cardoso foi barbaramente espancado na cidade de Uberaba, Minas Gerais, onde realizaria um show. O ato de violência foi praticado por vários "playboys", ricos fazendeiros e industriais da região. Os fatos não foram devidamente apurados, devido ao grande poder dos empresários de Uberaba junto aos militares que governavam o país.
No cinema, o cantor protagonizou vários filmes e participou de algumas peças de teatro e telenovelas. Outro de seus sucessos foi "Adeus, Ingrata", lançado no filme "O Pobre Príncipe Encantado", que contava com a participação de Flávio Migliaccio e Vanusa.
Ao longo de sua carreira, Wanderley Cardoso gravou mais de novecentas músicas e vendeu cerca de dezesseis milhões de cópias de seus oitenta e quatro discos. Morando no Rio de Janeiro (RJ), mais preciso na Ilha do Governador, é evangélico, embora cante músicas da áurea época da Jovem Guarda, assim como suas mais novas canções gospel. Nos últimos anos, lançou um DVD, com participações de vários artistas brasileiros.
(Fonte: Wikipedia - revisada e adaptada.)
Faixas:
01 Preste Atenção (Fais Attention)
02 Meu Amor Brigou Comigo
03 O Pic-Nic
04 O Bom Rapaz
05 Não Posso Controlar Meu Pensamento
06 Minhas Lágrimas
07 O Canudinho
08 Não Te Amo Mais (Je Ne T'Aime Plus)
09 Promessa
10 Fale Baixinho (Speak Softly Love)
11 Adeus Às Ilusões (The Shadow Of Your Smile)
12 Se Ela Voltar
13 Socorro, Nosso Amor Está Morrendo
14 Você Zangada É Feia
15 Caso De Emergência
16 Sempre Lhe Direi (Lady Lay)
17 Goodbye, My Love, Goodbye (Goodbye, My Love, Goodbye)
18 Beatles
19 Eles Precisam Saber
20 Sempre No Meu Coração (Always In My Heart)
Nenhum comentário:
Postar um comentário