Abílio Manoel iniciou sua carreira em 1966, quando se preparava para ingressar na faculdade de física. Começou apresentando-se no programa "Show do Meio-Dia", apresentado por Pagano Sobrinho, na TV Excelsior.
Em 1967, ingressou na Universidade de São Paulo e, ao mesmo tempo que estudava física, se apresentava em shows universitários promovidos no campus. Naquele ano, foi convidado para representar a USP, no I Festival Latino-América de la Canción Universitaria, em Santiago (Chile), no qual conquistou o prêmio de melhor compositor, graças à canção "Minha Rua".
Logo, a popularidade no meio universitário chegou aos meios de comunicação, e, ainda em 1967, foi convidado a participar do programa de Hebe Camargo, de grande audiência, no qual cantou três músicas. Essa apresentação trouxe-lhe o primeiro contrato com a gravadora Odeon, pela qual gravaria, no ano seguinte, seu primeiro LP, com direção musical de Milton Miranda e arranjos e regência de Edmundo Peruzzi, a ser lançado em 1969.
Em 1968, concorreu no festival da TV Excelsior — com a música "Quem Dera…" — e no Festival Internacional da Canção — com "Catavento". Depois, veio o I Festival Universitário da TV Tupi, do qual participou com "Samba de Roda" e "Tudo Bem, Tudo Certo" — seu primeiro compacto simples.
Em 1969, venceu o II Festival Universitário (TV Tupi), com "Pena Verde" — talvez, seu maior sucesso, cujo compacto simples alcançaria o topo das paradas em 1970, tornando-o conhecido em todo o país. Essa canção foi gravada em francês por Marie Laforêt.
Abílio Manoel morreu de infarto, aos 63 anos, quando terminava suas férias na Bahia e se preparava para voltar à ativa.
(Fonte: Wikipedia - revisada.)
Faixas:
01 Pena Verde (Part. Rosa Rebelo)
02 Que Menina, Que Graça!
03 Não Nasci Pra Ser Herói
04 Tudo Azul N'América Do Sul
05 Andréa
06 Luíza Manequim
07 Cata-Vento
08 Pois É, Sei Lá
09 Andina
10 Era Uma Vez
11 Quem Dera
12 Disparates
13 Tua Chegada
14 Bom Dia, Amigo
15 Rei De Ouros
16 Entre Nós
17 Fugas & Fuzis
18 Cavaleiro Andante
19 Aldeia
20 Tudo Bem, Tudo Certo
Nenhum comentário:
Postar um comentário