Cantora e compositora de sucesso na Jovem Guarda, Lilian ganhou três discos de ouro. Começou a cantar profissionalmente em 1965, quando o cantor Leno retornou do Nordeste, onde estivera morando por quatro anos. Formaram, a partir de então, a dupla Leno e Lílian. No mesmo ano, apresentou-se com Leno nos programas de TV "Os Brotos Comandam", de Carlos Imperial, e "Hoje É Dia De Rock", em companhia de Renato & Seus Blue Caps. Em 1966, a dupla estourou nas paradas de sucesso com uma composição de sua autoria, "Devolva-me", parceria com Renato Barros. Em 1966, fez duas versões de músicas de Lennon e McCartney que foram gravadas, com sucesso, por Renato & Seus Blue Caps: "You´re Going To Loose That Girl (Meu Primeiro Amor)", e "You Won't See Me (Até O Fim)". Também, nesse ano, mais duas composições suas foram sucessos com Renato & Seus Blue Caps: "Preciso Ser Feliz", parceria com Renato Barros, e "Aprenda A Me Conquistar", com Carlinhos e Renato Barros. Em 1967, compôs "Se Tu Não Fosses Linda", versão para a canção italiana "Si Tu Non Fossi Bella Come Sei" lançada por Agnaldo Temóteo, no LP "Obrigado, Querida". No mesmo ano, fez sucesso com "Estou Feliz", versão para a música "Puppet On A String", gravada pela cantora Kátia Cinele, além de compor a música "Só Eu E Você", versão para "There's A Kind Of Hush", gravada por Ronnie Cord e também por Carlos Gonzaga. Em 1968, com o fim da dupla, passou a seguir carreira solo. Voltou a se reunir com Leno em 1972 e 1973, quando lançaram mais dois discos pela CBS. Pouco depois, a dupla novamente se separou.
Em 1975, voltou às paradas de sucesso com a música "Como Se Fosse Meu Irmão", de sua autoria e Márcio Augusto, em disco que vendeu quinhentas mil cópias, e chegou a ser incluída na trilha sonora do longa-metragem "Pixote". Em 1978, fez sucesso nacional com a música "Sou Rebelde", versão de sua autoria para "Soy Rebelde", de M. Alejandro, que vendeu cerca de um milhão de discos no ano seguinte. No mesmo disco, registou entre outras, as músicas "Vai Voltar" e "Pense Que, Ao Perder, Você Talvez Ganhou", de Alessandro e Roberto Livi, e "Hoje E Amanhã" e "Eu Te Espero, de sua autoria.
Em 1979, gravou "Uma Música Lenta", de Ed Wilson e Robert Livi, em disco que vendeu aproximadamente oitocentas e cinquenta mil cópias, em 1980. A partir desses sucessos, excursionou por todo o Brasil, além de fazer apresentações em países da América Latina, como Argentina, Chile e Colômbia. Trabalhou em estúdios como backing vocal para artistas como Gal Costa e compôs para Sandra de Sá, José Augusto, Sandy e Júnior e Zezé di Camargo & Luciano. Em 1992, lançou disco pela RGE, no qual interpretou músicas de sucesso de diversos compositores. Em 1995, voltou a se reunir com Leno, para participar das gravações e shows em homenagem aos trinta anos da Jovem Guarda. No ano seguinte, fez com Leno, uma grande excursão que percorreu todo o país. Em 2001, lançou de forma independente o CD "Lílian Knapp", com registros de canções novas e regravações.
(Fonte: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, adaptado.)
01 Sou Rebelde (Soy Rebelde)
02 Uma Música Lenta
03 Quero Te Dar Amor (Lead Me On)
04 Esta Noite
05 O Sonho
06 Gaivota
07 Frente A Frente (Frente A Frente)
08 Dá-Me, Dá-Me (Gimme Gimme Gimme Gimme Gimme)
09 A Ponte Do Amor
10 Ele Era Assim (Fool On The Hill) / Pra Se Poder Viver (Here, There And Everywhere)
11 Vai Voltar
12 Mais Uma Garota Só (Another Lonely Man)
13 Amar Você Pra Sempre
14 Feliz, Feliz, Feliz Comigo
2 comentários:
Congratulations for your wonderful blog,please can you to reupload this item LILIAN ROMANTICA (the songs is togheter).Many thanks for it.
Maximo
Amigo , gracias y felicitarte por este inmenso álbum de Lilian cada canción te hace sentir un sentimientode principio a fin.Es una joya de Album
Postar um comentário