Nascida no estado do Espírito Santo, Waleska começou a sua carreira artística apresentando-se na rádio Inconfidência e na TV Itacolomy, ao lado de Clara Nunes e de Milton Nascimento, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Mudando-se para o Rio de Janeiro (RJ), foi "cronner" da boate Arpége, de Waldir Calmon, e cantou no famoso Beco das Garrafas. Gravou os primeiros compactos em 1962 e 1964, com o nome de Maria Waleska.
Em 1966, Waleska fundou um pub no bairro do Leme e recebeu de Vinícius de Moraes o slogan de "Cantora da Fossa". Cantora de músicas de dor de cotovelo, o termo "fossa" apareceu várias vezes nos títulos de seus discos, como "Uma Noite Na Fossa", "Waleska Na Fossa" e "Fossa". Cantava músicas barra-pesada, mas de uma forma cool. Waleska se celebrizou no circuito de boates e, embora não tenha feito grande sucesso no rádio, tinha público cativo onde se apresentava nos anos 60 e início dos 70. Era admirada pelo jornalista e compositor Sérgio Bittencourt (filho de Jacob do Bandolim), jurado do Programa Flávio Cavalcanti, e pelo compositor Vinícius de Moraes, além de ser amiga pessoal da cantora Maysa, que foi sua grande influência estilística.
Na década de 70, a intérprete criou a boate Fossa, em Cobacapaba, que ficou muito conhecida pelos seus frenquentadores, entre eles, Juscelino Kubstcheck e Carlos Lacerda. Autora de mais de vinte discos, Waleska se destacou gravando composições de Tom Jobim, Ary Barroso, Cartola, entre outros. Nas décadas de 80 e 90, fez várias turnês, passando pela Itália, Portugal e pelos Estados Unidos. Waleska viveu um romance com o comediante Zacarias, dos Trapalhões, na década de 70.
(Fonte: Cantoras do Brasil.)
01 Naquela Mesa
02 De Cigarro Em Cigarro / Ninguém Me Ama
03 Negue / Atiraste Uma Pedra
04 Ouça / Meu Mundo Caiu
05 Amendoim Torradinho / A Noite Do Meu Bem
06 Fim De Caso / Molambo
07 Chuvas De Verão / Ronda
08 Tudo Acaba / Lembranças
09 O Côncavo E O Convexo / Cavalgada
10 Pra Você / Outra Vez
11 As Rosas Não Falam
12 Apelo
13 Ternura Antiga / Bom Dia, Tristeza
14 Olhos Nos Olhos / Preciso Aprender A Ser Só
15 Modinha / Nossos Momentos
16 Atrás Da Porta / Esse Cara
17 Neste Mesmo Lugar / Bar Da Noite
18 Preconceito / Lama
19 A Fossa
20 Franqueza / Conselho
Um comentário:
Olá Música das Antigas!
Maior acervo de sucessos está aqui! Obrigado por compartilhar com a gente! Estou adorando essa idéia! Eu gosto desse estilo de música, porque eu ouvia muito com meus pais, quando mais jovem. abraços!
Joaquim Albernaz (Jarneto Rezende)
Postar um comentário