Roberto Luna (nascido Valdemar Farias em Serraria, 1 de dezembro de 1929) é um cantor brasileiro. Recebeu seu nome artístico do locutor Afrânio Rodrigues. Tem no currículo mais de 60 LPs e ganhou vários prêmios importantes. Antes da fama, foi crooner de várias casas noturnas cariocas. No cinema, atuou no filme "O Bandido da Luz Vermelha", que o consagrou como um dos artistas mais queridos da época. Dentre seus maiores sucessos, figuram "Molambo", que fez parte da trilha sonora da minissérie Hilda Furacão, "O Relógio" e a versão de "El Dia Que Me Quieras".
Roberto trabalhou no teatro de revista. No final da década de 40, foi crooner nas boates do Rio de Janeiro e estreou no rádio em 1951, no programa "Transatlântico Guanabara", da Rádio Guanabara. Trabalhou também na Rádio Globo. Fez sucesso em 1952 com o bolero "Por Quanto Tempo" e o samba-canção "Linda". No ano seguinte, gravou "Pode Voltar" e "Minha Casa É Meu Chapéu", além do sucesso "Hás De Lembrar". Neste mesmo ano, participou dos programas "Caderno de Melodias", "Ciranda dos Bairros" e das "Audições Roberto Luna", todos na Rádio Clube. Gravou "Contigo" em 1954, um bolero, e o samba-canção "Você". No ano seguinte, o bolero "Roga Por Nós", a valsa "Folhas Soltas" e o samba-canção "Falsas Palavras".
O samba-canção "O Pior Dos Homens" é de 1956, assim como o samba "Pois É...", de Ataulfo Alves, e o samba-canção "É Tão Tarde". Continuou gravando em 1957, com "Vergonha" e "Taberna", além do clássico samba-canção "Se Todos Fossem Iguais A Você", de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Em 1958, foi a vez de "Serenata Do Adeus", também de Vinicius, do samba-canção "Castigo", de Dolores Duran e do samba "Por Causa De Você", de Tom Jobim e Dolores Duran .
No ano seguinte, começou gravando uma versão de Edith Piaf na balada "Hino Do Amor". Além disso, lançou o bolero"Arrependimento" e o samba canção "Longe De Ti". A lista de sucessos continuou em 1960, quando lançou o samba-canção "Rotina" e a guarânia "Onde Está O Amor". Neste mesmo ano, compôs e gravou "Suplício Da Saudade" e, de Lupicínio Rodrigues, o samba-canção "Exemplo". Em 1961, gravou a seresta "Ninho Antigo" e o samba-choro "Fingimento", além de lançar o LP "Adiós, Pampa Mia e outros Tangos Famosos", pela RGE. Dois anos depois, gravou o bolero "Falemos Com Ternura" e lançou o LP "Tangos Famosos", que trazia "O Dia Em Que Me Queiras" e "Cristal". Em 1964, gravou "Os Grandes Sucessos De Roberto Luna". No ano seguinte, "O Luna Que Eu Gosto", com destaques para "Tudo É Magnífico" e "Senhor Saudade". Em 1968, participou do filme "O Bandido da Luz Vermelha", de Rogério Sganzerla.
Na década de 70, já passado o auge, passou a apresentar-se em boates. Em 1972, lançou, pela Chantecler, o LP "Roberto Luna", com a música "Gaivota E Véu Negro". Nos anos 1990, teve o repertório completo lançado pela RGE.
(Fonte: Wikipedia.)
01 Vingança
02 Relógio (El Reloj)
03 Cadeira Vazia
04 Castigo
05 Nostalgias
06 Adeus, Pampa Mia (Adios, Pampa Mia)
07 Quero Ver-te Uma Vez Mais (Quiero Verte Una Vez Más)
08 Caminito
09 O Dia Que Me Queiras (El Dia Que Me Quieras)
10 Contigo
11 Molambo
12 Que Murmurem
13 Exemplo
14 Ela Disse-me Assim
15 Confissão
16 Serenata Do Adeus
17 Tuas Cartas
18 Céu
19 Chovia
20 Bom Dia, Café
Nenhum comentário:
Postar um comentário