Maritza Fabiani iniciou a carreira ainda criança, aos dez anos de idade, fazendo mímicas na TV Paraná. Pouco depois, e na mesma emissora, passou a apresentar o programa "Petit Show". Em 1962, já no Rio de Janeiro (RJ), apresentou-se na TV Rio, no "Programa Jair Taumaturgo", fazendo uma mímica da música "Dateme Um Martelo", sucesso e performance da cantora italiana Rita Pavone, então em grande sucesso. Sua apresentação foi vista pelo produtor e compositor Carlos Imperial que, encantado com seu talento, apresentou-a ao produtor da Philips, João Araújo.
Em 1965, gravou seu primeiro disco, um compacto simples com as músicas "Olá-lá" e "Para Vigo Eu vou". Em 1966, gravou seu segundo disco, também um compacto simples, que incluiu aquele que seria seu maior sucesso, a balada "Não Me Deixe Só". No outro lado do disco, estava a música "Procuro Um Anjo". No mesmo ano, suas gravações para "Não Me Deixe Só" e "Procuro Um Amigo", foram incluídas na coletânea "Os Novos Reis do Iê Iê Iê", da Polydor. Em seguida, transferiu-se para a CBS, gravadora mais voltada para o rock, ao contrário da Philips, e lançou um novo compacto simples com as músicas "Bang Bang" e "Society Em Brasa".
Em 1967, lançou novo compacto simples com as músicas "Quero Um Beatle de Presente" e "O Leilão". Em seguida, gravou um compacto duplo com as músicas "98x6", "O Leilão", "Cartinha" e "Quero Um Beatle de Presente". As músicas "O Leilão" e "Quero Um Beatle de Presente" foram incluídas na coletânea "Os Novos Reis do Iê Iê Iê (Volume 3)". Ainda em 1967, gravou o compacto simples "Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e Os Rolling Stones", em gravação que contou com acompanhamento do conjunto Brazilian Bitles, e "Que Seria de Mim Sem Você?". Teve ainda a balada "Cartinha" incluída na coletânea "Os Novos Reis do Iê Iê Iê (Volume 4)". Em 1968, gravou mais dois compactos simples. No primeiro registrou "Quero Ter Você Perto de Mim". Já no segundo compacto, interpretou "Eu Tenho Um Segredo" e "O Que Foi Que Eu Fiz a Você?".
Ainda em 1968, então com dezoito anos de idade, decidiu abandonar a carreira artística. Porém, dois anos depois, retornou, gravando um compacto simples para a gravadora CID, produzido por Durval Ferreira, com as músicas "A Vida Espera Por Nós Dois" e "Estou a Lhe Esperar". Em seguida, tornou a abandonar a carreira, retornando em 1972, quando formou com a irmã Cristina a dupla Cris e Cristina que, no mesmo ano, lançou um compacto simples. A dupla gravou alguns discos e atuou até por volta de 1981. Em seguida, abandonou definitivamente a carreira artística para seguir a carreira de psicóloga, cantando esporadicamente para os amigos.
(Fonte: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira - adaptada.)
Faixas:
01 98 x 6
02 O Leilão
03 Cartinha
04 Quero Um Beatle De Presente (I'll Try Anything)
Nenhum comentário:
Postar um comentário