Sandra Fátima do Valle Reis, a cantora Sol, nasceu em Florianópolis (SC), no dia 12 de novembro. Sol se dedicou desde criança à música e às artes, estudando piano, acordeon, balé clássico, canto lírico, além de incluir em seu currículo o título de bacharel em Direito. Sol se lançou como cantora no início da década de oitenta, rivalizando com Gretchen, Sharon, Rita Cadillac, entre outras rainhas do rebolado.
Ainda na década de oitenta, quando trabalhava como modelo no Rio de Janeiro (RJ), uma gravadora que estava a procura de uma jovem que cantasse e dançasse de modo sensual a contratou. Assim , iniciou-se a carreira de Sol, que acabou transformando-se em sex symbol nacional.
Sol morou durante um tempo no Japão e transformou uma viagem de férias à Ásia em uma inusitada aventura nipônica, transformando-se, inclusive, na "Musa do Imperador do Japão", devido ao sucesso de público ao realizar seu espetáculo. Sol, uma brasileira na "Terra do Sol", fala e canta em inglês, francês, espanhol, italiano, alemão e japonês.
Em 1981, fez sucesso com as canções "Meu Gatinho" e "Santa Maria Do Amor". Em 1982, gravou "Sonho Colorido" e "Pingo De Chuva"; em 1983, "Eu E Você (Tema - Estúdio 5)" e "Professor De Amor". Em 1989, lançou um CD de lambadas pela gravadora Brasildisc, intitulado "Lambada Sabor Tropical'.
Recentemente, a cantora lançou o CD "Sol, Sexy, Sagrada & Profana", álbum repleto de rock, jazz, blues e reggae; lançou também o livro "Paraíso do Sol, paraíso de todos nós" - uma auto biografia, utilizando a psicologia para tratar dos mistérios e das verdades sobre a vida da mulher com jeito de menina, contra a violência e a revolta humanas e sempre favorável ao amor e à paz.
Atualmente, Sol mora em São Paulo (SP) e continua fazendo shows e lançando seus discos.
(Fonte: Por Onde Canta - revisada e adaptada.)
01 Meu Gatinho
02 Sonho Colorido
03 Coração, Coração (Corazón, Nos Debemos Separar)
04 Santa Maria Do Amor
05 Escrava De Amor
06 Tudo Fica No Lugar
07 Amor, Não Vá
08 Mentira (Com Evaldo Braga)
09 Pássaro Errante (Minha Vida Vai Ter Que Mudar) (Com Wagner Montes)
10 Concerto Para Uma Voz (Concert Pour Une Voix)
11 La Mucura (Ai, Cosita Linda)
12 Vem Pra Mim
13 Meu Fã
14 Massagem Tailandesa
15 Gato Fujão
16 Gato Fujão (Acústico)
17 Meu Bom José (Joseph)
18 Mix De Músicas
2 comentários:
Sol é maravilhosa! Merecia muito mais destaque no cenário nacional.
Em primeiro lugar parabéns pela postagem! Obrigado por nos brindar com essas pérolas do cancioneiro popular brasileiro. A música Mentira foi gravada após a morte do Evaldo Braga, e a SOL colocou a voz em estúdio, mixando com a gravação antiga do Evaldo. Tecnicamente esse disco é primoroso e foi um grande sucesso dos anos 80/90, a SOL mostrou que apesar de fazer o gênero sexy sensual, é uma excelente cantora. Sucesso à SOL e ao Blog.
Postar um comentário