O brega é universal. Pra quem acredita que a cafonice é coisa de brasileiro, não tem cultura musical, tampouco sabe que o mundo inteiro de épocas em épocas se submeteu (e ainda o faz) ao culto do exagero.
Se, ao ouvir uma música gringa dos 60, 70 ou 80, você tinha a leve desconfiança de que já conhecia aquele som, não é pura ilusão. Durante décadas, a música popular se nutriu de suas primas pelo mundo. Era quase que uma coisa só, apesar da única diferença: o idioma. Há quem acredite que tudo não passou de uma estratégia do capitalismo internacional para massificar a cultura popular pelo globo, naquelas épocas de Guerra Fria. Como estamos aqui pra fazer o registro de todos os aspectos, toda referência é válida.
Há tempos que o MÚSICA DAS ANTIGAS pensava em homenagear as fontes e as influências da música brega brasileira. Árduo o trabalho de seleção, de coleta e de edição, embora hilário demais também o trampo. A qualidade de algumas não é muito boa. Dê valor aos registros e à oportunidade única de ouvir, lado a lado, as originais e as versões (às vezes, plágios descarados, sem as devidas referências de autoria), numa série de volumes (que ainda não sabemos quantos), que representam e explicam boa parte do que convencionou-se chamar de música popular brasileira...
Faixas:
01a Celly Campello - Banho De Lua
01b Mina - Tintarella Di Luna
02a Demetrius - O Ritmo Da Chuva
02b The Cascades - Rhythm Of The Rain
03a Silvinha - Meu Bom José
03b Georges Moustaki - Joseph
04a Angelo Maximo - Domingo Feliz
04b Daniel Boone - Beautiful Sunday
05a Barros De Alencar - Estou Ficando Louco
05b Andrés do Barro - Me Estoy Volviendo Loco
06a Perla - Fernando
06b ABBA - Fernando
07a Sidney Magal - Tenho
07b Sandro - Tengo
08a Frankito Lopes - Deixe Meu Cabelo
08b Rita Pavone - Datemi Un Martello ('64)
09a Antonio Marcos & Vanusa - Volte, Amor
09b I Santo California - Torneró
10a Kiko Zambianchi - Hey, Jude
10b The Beatles - Hey Jude
linque
Um comentário:
Espetacular esta coletanea obrigado
Postar um comentário