Paulistana do bairro do Brás e filha de músico, Rosana estudou um pouco de teclado e aos 13 anos começou a cantar no grupo do pai, chamado Casanova's. Fascinada por Elis Regina e Janis Joplin na adolescência, decidiu ser cantora profissional. Surgiu em 1979, quando gravou o disco "Fique Um Pouco Mais", que fez sucesso com a faixa título, de Paulo Coelho e Rosana, seguindo o estilo disco music, em moda na ocasião.
Em 1981, participou discretamente do MPB Shell, festival da Rede Globo. Em 1983, gravou outro disco, "Rosana", sem grande repercussão. O sucesso acabou surgindo por acaso, graças a uma fita de demonstração deixada na TV Globo com a música "Nem Um Toque" (Paulo Massadas - Michael Sullivan), que, inserida na trilha sonora da novela "Roda de Fogo", tornou-se uma das mais executadas nas rádios. Era o lançamento de Rosana como cantora romântica. O sucesso solidificou-se em 1987, quando gravou o disco "Coração Selvagem", com a música que mais marcou a sua carreira, "O Amor E O Poder" (The Power Of Love) (G.Mende - M.S.Aplegate - C. de Rouge - J.Rush. Versão: Cláudio Rabello), tema da novela "Mandala", da Rede Globo, uma das canções mais executadas daquele ano, além de outros dois grandes sucessos: "Custe O Que Custar" e a própria "Nem Um Toque", ambas de Paulo Massadas e Michael Sullivan.
Em 1988, gravou o LP "Vício Fatal (Rosana Ao Vivo)", durante temporada na cervejaria carioca Canecão, fazendo muito sucesso com a faixa "Vício Fatal" (Let's Stay Together) (Al Green - Mitchell - Jackson, Versão: Cláudio Rabello), versão de um sucesso da cantora americana Tina Turner. No ano seguinte, lançou o LP "Onde o amor me leva", fazendo sucesso com a música "Direto No Olhar" (Cláudio Rabello - Nico Resende). Ainda em 1989, ganhou o Prêmio Sharp de Música no quesito disco do ano e o Troféu Sistema Globo de Rádio, como cantora do ano. Fez também a sua primeira excursão ao exterior, apresentando-se em Portugal e no México. Em 1990, teve lançado na América Latina o disco "Por Donde El Amor Me Lleva", versão do seu LP anterior em espanhol. Lançou também o inédito "Doce Pecado", que contou com a produção de Michael Sullivan. O destaque do disco foi a faixa "Riscos Do Amor" (Cláudio Rabello - Torcuato Mariano), incluída na trilha sonora da novela Salomé, da Rede Globo. Ganhou também o Troféu Imprensa como a melhor cantora do ano. Em 1992 gravou o disco "Paixão".
Cantora de grande popularidade, mas considerada brega pela crítica, em 1993, Rosana lançou seu último disco pela CBS, "Gata De Rua", que contou com a produção de Roberto Menescal, com repertório mais sofisticado. No ano seguinte, transferiu-se para a PolyGram, atual Universal, e lançou o CD "Essa Sou Eu", disco que lhe renderia o Prêmio Sharp de Música como a melhor cantora do ano. Em 1996, gravou, dessa vez pela Natasha Records, o disco "Vende Peixe-se". O destaque do CD foi a canção "Linha De Fogo", incluída na trilha sonora do seriado da Rede Globo, Malhação. Nesse período, afastou-se do meio musical para ter um filho. Só retornou às suas atividades artísticas em 1999, quando participou do projeto desenvolvido pelo Centro Cultural Banco do Brasil em homenagem aos 90 anos de nascimento de Carmen Miranda. Em 2003, gravou pela Movieplay o CD "Rosana", sem repercussão. (Fonte: Cantoras do Brasil - revisada.)
Faixas:
01 Paixão
02 Sentado À Beira Do Caminho
03 Gata De Rua
04 Onde O Amor Me Leva
05 Direto No Olhar
06 Riscos Do Amor
07 Pétala
08 O Amor E O Poder
09 Custe O Que Custar
10 Impossível Acreditar Que Perdi Você
11 Vício Fatal
12 Nem Um Toque
13 Coração Selvagem
14 Em Nome Da Paixão
15 Do Nada Pra Lugar Nenhum
16 Música E Lágrima
linque
7 comentários:
uma de nossas melhores intérpretes, a faceta de cantora popular é só uma das muitas que esta autêntica camaleoa do pop brazuca vem nos brindando.
só uma correção: o àlbum Doce Pecado foi produzido pelo prestigiado Ronnie Foster (Stevie Wonder, Djavan), um mimo da Sony que bancou essa produção em Los Angeles/EUA.
Parabéns pelo post!
E obrigado por divulgar a Arte de Rosana Fiengo, a adoro tanto que acabei criando um blog dedicado a ela (rosanah-fienngo.blogspot.com).
Abraços,
Alex Monteiro de Abreu
Que CD show! Excelente postagem! Muito obrigado por disponibilizar uma jóia dessas.
É muito bom ouvir Rosana!
Sucessos!
Ela tem uma voz fantástica!
Lindo mesmo é como esta escrito "LINK"
Pouquíssimas cantoras do cenário musical brasileiro tem um vocal tão lapidado, potente e bonito quanto o dela e atualmente então nenhuma da nova geração possuem qualidades musicais que pudessem ser minimamente comparada a ela.
Top
Olá, o Sr. tem o cd ?? Coloca em Flac que não possui perda de qualidade, obrigado.
Postar um comentário