Deixamos esta coletânea aqui, "As 12 Proibidas", para o encerramento do especial de forró de nosso blogue porque ela representa como nenhuma outra a força da música popular e denuncia o quanto ainda temos de avançar para que este elemento cultural seja de fato e oficialmente reconhecido como "cultura nacional". Se alguém pensa que é exagero, vide o grau de rejeição e de preconceito que certas classes impõem a tudo o que seja popular neste país, rejeitando sua própria face e o que as caracterizam por identidade cultural.
Há bem pouco tempo, no famigerado período de ditadura militar, tudo o que extrapolava, mesmo que minimamente, os limites do padrão cultural imposto, era tido como "imoral" e censurado pelos ignorantes do poder. A famosa faixa preta da censura estampou muitos discos nesta época, exatamente porque expunham os traços marcantes da popularidade ou mesmo, por ironia, escrachavam a ridícula moralidade da conservadora sociedade brasileira de sempre.
Os retrógrados proíbem, a gente esculacha pra todo mundo! Boas festas juninas a todos!
(Créditos: Forró Em Vinil.)
Faixas:
01 Maria Chiquinha - Genival Lacerda
02 O pinto - Pinduca
03 Ovo de codorna - Lindú
04 Procurando tu - Edson Duarte
05 O caçador - Coroné
06 Nosso amor foi uma aposta - Lenita Santos
07 A feira - Lindú
08 Peba na pimenta - Lenita Santos
09 Fachiando - Edson Duarte
10 Que diabo você tinha - Lindú
11 Florisbela - Genival Lacerda
12 Vamos lá pra ver - Edson Duarte
linque
3 comentários:
vocês e + q 10 vwl
Cara se ta de parabens!
tava cassando essas musicas a tempos
vlw ae
Boas observações e declarações.
E o pior é que isso (esse choque do desconhecido) se passa também no meio artístico.
Quantos e quantos - hoje gênios consagrados - foram reprimidos,ridicularizados e até acusados de uma certa heresia artística e social em virtude de seus atributos criativos, inovadores e pecualiares que se esquivavam e fugiam do padrão devido ao poder único, inovador e característico de seus atos artísticos, literários ou até em seus comportamentos como seres humanos.
Um verdadeiro escândalo causavam e uma condenação intensa sofriam aqueles que nadavam e nadam contra a corrente.
Postar um comentário