Raimundo Teles Carvalho foi o Raimundo Soldado. ''Soldado'' por causa da família. Seu pai foi soldado, seus irmãos também. Até mesmo Raimundo o foi, por nove anos. Depois largou a farda pela música popular, com suas dores de cotovelo e odes à terra natal.
Ele se balançava no galho mais baixo da árvore da Jovem Guarda, misturando música romântica sessentista com forrós e carimbós, sotaque de gente simples, mal-alfabetizada. Rendeu frutos desprezados pela ala chique, mas que sempre alimentaram muito bem o povão.
Na década de 1980, Raimundo Soldado ficou conhecido por canções como "Não Tem Jeito Que Dê Jeito" e "Abraçando Você", e fazia parte do elenco brega da extinta gravadora Copacabana. Foram seis vinis ao todo. Em CD, só há um trabalho, lançado em março de 2001 pela Gema. Aliás, dois. "23 Sucessos de Raimundo Soldado" foi lançado sem autorização, em Fortaleza. ''Nenhum centavo dos direitos foi repassado para o Raimundo Soldado. "Eu estava negociando o lançamento com a SomZoom, a Floral Music se meteu no meio e o Emanuel (Gurgel, empresário) deixou de lado. Mas a SomZoom ia fazer 40 mil CDs'', lembra William Martins, empresário do cantor.
(...) ''Quando se fala em referência no brega, não tem para onde correr. É Raimundo Soldado'', diz o músico Hérlon Robson, que chegou a gravar a canção "Você Gosta de Mim" no disco de sua banda de brega-rock Los Toros, em 1997. ''Ele era um cara super humilde. É uma cultura que se espalha sozinha. A única coisa que sei é que aquele disco, 'Abraçando Você', foi disco de ouro. Vendeu mais de 100 mil cópias. Acho que aquele vinil não foi passado para CD. Ele até fez algo em CD, mas também não tem tanta graça. O engraçado é que não é feito com a intenção de ser brega'', diz Hérlon.
(Fonte: NordesteWeb, 03/10/2001.)
Faixas:
02 Você Gosta De Mim
03 Naná
04 Não Vá Nessa
05 O Careca Engraçado
06 Minha Garota
07 Segredo Do Amor
08 Brega Do Celular 9822126
09 Devolva O Meu Retrato
10 Pagode Da Naná
11 Amor Não Se Faz Assim
12 Menina Da Praia
13 Não Quero Mais Você
14 Conquistando O Mundo
15 Os Dias Da Semana
16 Palavra De Rei
17 Sanfona Branca
18 Eu Sempre Fui Assim
19 Bem Não Se Paga Com Mal
20 Não Tem Jeito Que Dê Jeito
21 Vanerão Caboclo
22 Aquele Momento
23 Mulher Orgulhosa
7 comentários:
É uma pena que Raimundo Soldado não está mais entre nós. Tenho dois discos deles, inclusive o primeiro "Abraçando Você", de 1980, e um CD lançado pela EMI ("Raimundo Soldado - Raízes Nordestinas"). Assisti a algumas apresentações e entrevistas suas em programas de TV. Era um sujeiro muito alegre.
Caro "Das Antigas"
Cordiais saudações!
Parabenizo-lhe pelo blog, cuja excelência dispensa comentários...
Foi muito bom reencontrar as pérolas do Raimundo Soldado, obrigado por disponibilizá-las aqui.
Meus cumprimentos e um fraternal abraço!
Hércules
emblematico.blogspot.com
como é o nome da música dele que é assim:
Na quarta feira eu nasci. Na quinta me batizei, na sexta feira me Casei. Domingo fui pra gafieira, na segunda me separei!
>>>e assim vai
A musica se chama os dias da semana
Sou piauiense, de São Miguel do Tapuio. Cresci ouvindo Raimundo Soldado. Há uns dez anos atrás, encontrei um CD com os grandes sucessos numa loja de discos. Comprei. Ouvia todo fim de semana. Roubaram minha preciosidade. Nunca mais encontrei outro. Adoro MPB, mas o Brega do Raimundo é muito bom.
Miguel Felitiano
Radialista e Cerimonialista
Brasília - DF
Coitado do Raimundo Soldado! Ser roubado por essa gravadora Copacabana. Pilantras! Fico imaginando o que eles fazem com todos esses artistas mais simples, como o nosso Raimundo Soldado...
Parabéns pelo blog! Os textos são de uma qualidade extrema, não só há preocupação com os arquivos postados, mas principalmente com a história de cada um deles. A música popular brasileira agradece!
Postar um comentário